Grupo de Trabalho 1 – Direito à Cidade

Congrega temas de investigação relacionados com o direito coletivo à cidade, tais como: Memória, urbanismo e património; Relações entre o direito à cidade e o direito a educação; Coletivos urbanos, movimentos sociais e as lutas na/pela cidade; Democracia e Participação cidadã com ênfase na participação de crianças e jovens na construção de políticas públicas na cidade; A cidade como espaço de construção de identidades; Tempos da vida e tempos de aprendizagem na cidade e pedagogias urbanas.

Grupo de Trabalho 2 – Territorialidade, Identidade e Cidadania

Investiga as relações entre território, educação e as potencialidades e desafios dos espaços/territórios urbanos. Tematiza as desigualdades socio territoriais, a cidadania e as expressões da diversidade étnica e cultural na cidade e nos territórios. Neste sentido, visa mapear, em interações dialógicas, experiências socio territoriais dos diversos sujeitos, ascsuas práticas no espaço e os seus desdobramentos educativos, no âmbito da educação formal, não formal e informal, bem como, a ativação pedagógica da cidade como agente educativo.

Grupo de Trabalho 3 – Educação e Cidade

Aborda a educação na cidade a partir da perspetiva das instituições, organizações e políticas educativas, na perspetiva da sua articulação intersectorial e transversal, consideradas as especificidades socio territoriais. Neste sentido, considera a necessária convergência entre os campos da educação, cultura, desporto, saúde, entre outros, na construção intersectorial de arranjos educativos nos territórios e ao longo da vida. Compreende a escola como direito inalienável e como instituição chave para novos desenhos e percursos formativos. Inclusão educativa na cidade – multiplicidade e diferença.

Grupo de Trabalho 4 – Participação, organização, gestão e desenvolvimento local

Atua no estudo, investigação e desenvolve projetos colaborativos junto dos agentes da Administração e Governos Locais com vista à construção de soluções e respostas para problemas das cidades que educam e à disseminação de Práticas significativas com o objetivo de contribuir para modelos de governo alinhados com os ODS, animar a cidadania, a pertença e as estratégias de desenvolvimento local, promovendo coesão social e territorial. Atua no desenvolvimento de redes, centradas nas necessidades das pessoas e na sua interligação, interação e inclusão. Planejamento Participativo – Limites e possibilidades. A intersetorialidade e interseccionalidade em projetos urbanos.

Grupo de Trabalho 5 – Vida, Sustentabilidade e Transição Ecológica

Ocupa-se em identificar, descrever e disseminar iniciativas e práticas sustentáveis voltadas para a transição ecológicas nas cidades e seus relevantes impactos ambientais. Prioriza as práticas educadoras de curto prazo voltadas para reverter os piores cenários do aquecimento global e mudanças climáticas previstos pelo IPCC (Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas) e que contribuam com o Net Zero (Emissões Líquidas Zero de Carbono Fóssil) até 2050 (ONU,2015). Promoção de estratégias educativas para maior qualidade de vida nas cidades com justiça econômica, social, ecológica e ambiental. Experiências Sustentáveis na educação pública de crianças e adolescentes. Outros modos de viver e comunidade – a contribuição dos povos originários e ação presente, reimaginando futuros.