Apresentam-se nesta página os investigadores da Universidade Aberta envolvidos na Cátedra UNESCO/Rede UnitWin «Cidade que educa e transforma”.

  • Ana Patrícia Almeida

    Ana Patrícia Almeida concluiu o Doutoramento em Educação, na área de Administração e Política Educacional em 2015 pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Fez Mestrado em Administração Educacional em 2005 pela FPCE da Universidade de Lisboa e Licenciatura em Ciências da Educação – Administração Educacional em 1999 pela FPCE da Universidade de Lisboa. No Instituto Superior de Educação e Ciências exerceu o cargo de diretora da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano. É atualmente Professora Auxiliar na Universidade Aberta. Recebeu 2 prémios, um deles de Melhor Tese de Doutoramento na área, em 2015. Tem publicado e feito investigação nas áreas das Políticas Públicas de Educação, da Administração Educacional e da Formação de Professores.

    Coordena a Cátedra UNESCO/Rede UnitWin «Cidade que educa e transforma» na Universidade Aberta.

  • Marta Abelha

    Marta Abelha é Doutorada em Didática pela Universidade de Aveiro (2011), onde também concluiu o Mestrado em Gestão Curricular (2005) e a Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia (2002). Atualmente, é Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta (Portugal), onde desempnha o cargo de Vice-Coordenadora do Mestrado em Supervisão Pedagógica. Tem participado em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais, com financiamento público, dedicados à área da Educação. As suas principais áreas de investigação e publicação centram-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica e Colaboração Docente.

  • Susana Henriques

    Susana Henriques tem doutoramento em Sociologia, é Professora Associada com Agregação na Universidade Aberta (UAb), Departamento de Educação e Ensino a Distância, e investigadora no Centro de Estudos Globais e LE@D – Laboratório de Educação a Distância e eLearning da UAb e no Cies_Iscte (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa). Leciona em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento na área das Ciências da Educação. Integra a coordenação do Doutoramento em Educação a Distância e eLearning e da Microcredencial em Educação a Distância e Digital, coordena a Micro credencial EUPC-Frontline Capacitação para profissionais de prevenção com base no currículo Europeu de Prevenção (EUPC). Os domínios de especialização e áreas de interesse na investigação passam pelas questões da educação digital em rede, literacia em saúde e literacia digital, prevenção de comportamentos aditivos e dependências e metodologias de investigação. Neste âmbito tem orientado dissertações e teses, bolseiros de investigação, tem participado em projetos de investigação com financiamento nacional e internacional, apresentado comunicações em eventos científicos e publicado em livros e revistas com revisão por pares.

  • Cláudia Neves

    Cláudia Neves

    Cláudia Neves é docente na Universidade Aberta há 14 anos. Leciona unidades curriculares relacionadas com a Pedagogia Social, Educação e Desenvolvimento e ao nível dos mestrados tem-se debruçado sobre temas relacionados com as Políticas Educativas e a Liderança Educacional. Assume, também módulos em Unidades Curriculares de 2º e 3º ciclo relacionadas com a investigação em educação. Os seus interesses de investigação atuais estão focados no papel da Educação na Democracia e como pedagogias alternativas baseadas nas artes podem proporcionar experiências inovadoras para sentir e viver a democracia na educação. Tem publicado artigos sobre as lideranças educacionais no contexto da administração e gestão educacional na perspetiva da inclusão, da complexidade, entre outros. Tem participado em equipas de projetos nacionais e internacionais com destaque para a coordenação atual no projeto com financiamento HORIZON – Transforming Education through aestethic and embodied methods for democracy-as-becoming.